top of page

Pergunta do paciente: os pólipos de glândula fúndica podem virar câncer?

  • Foto do escritor: Dra Paula Guedes
    Dra Paula Guedes
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura

Olá, queridos pacientes.

Eu tenho certeza que essa preocupação surgiu quando a endoscopia digestiva alta mostrou a presença de pólipos de glândula fúndica no estômago. No entanto, para acalmar logo o coração de vocês, eu já vou responder: não, esses pólipos não viram câncer. A exceção acontece se estiver associado a alguma síndrome polipóide o que é algo raro.


Pólipos de glândula fúndica no estômago
Pólipos de glândula fúndica no estômago.

Paciente: e o que eles são afinal?

Dra Paula: os pólipos de glândula fúndica surgem quando ocorre o crescimento de algumas glândulas do próprio estômago. Para ficar claro, é como se parte da própria mucosa normal do estômago crescesse. Eles são os principais pólipos encontrados no estômago.


Paciente: esses pólipos têm relação com a bactéria Helicobacter pylori?

Dra Paula: não, eles não têm nenhuma relação.


Paciente: eles são parecidos com os pólipos do intestino?

Dra Paula: esses pólipos também não têm nenhuma relação com os pólipos do intestino que são identificados na colonoscopia.


Paciente: eu posso ter esses pólipos se eu tomar Omeprazol por muito tempo?

Dra Paula: sim, você pode.


Paciente: eu preciso parar de tomar o Omeprazol?

Dra Paula: depende, mas é muito provável que você não precise suspender a medicação. O resultado da sua endoscopia deve ser avaliado para saber qual será o próximo passo.


Paciente: preciso repetir a endoscopia?

Dra Paula: na grande maioria dos casos, não é preciso repetir a endoscopia, mas isso também será definido após a avaliação da sua endoscopia e da sua biópsia.


Acho que deu para perceber o caráter BENIGNO desses pólipos, não é mesmo? Além disso, também acho que foi possível entender a necessidade do seu exame ser avaliado por um especialista para definir a conduta a longo prazo, certo?

Espero ter ajudado vocês!

Até a próxima,

Dra Paula Guedes.


Fontes: 1) Shaib YH, Rugge M, Graham DY, Genta RM. Management of gastric polyps: an endoscopy-based approach. Clin Gastroenterol Hepatol, 2013 e 2) Castro R, Pimentel-Nunes P, Dinis-Ribeiro M. Evaluation and management of gastric epithelial polyps. Best Pract Res Clin Gastroenterol, 2017.

Imagem: Shaib YH, Rugge M, Graham DY, Genta RM. Management of gastric polyps: an endoscopy-based approach. Clin Gastroenterol Hepatol, 2013

Contato

Local de atendimento:

Clínica ASERT

Avenida das Américas nº 3434

Bloco 05 - sala 323

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Centro empresarial Mário Henrique Simonsen

Telefone:

(21) 97756-7000 (Whatsapp e ligação)

Instagram:

@drapaula.gastrohepato

@clinicaasert

bottom of page